O Serviço Social no Colégio Olivetano tem por objetivos gerais viabilizar a promoção do acesso à comunidade escolar; o atendimento social visando o protagonismo e autonomia dos usuários, por meio de ações de proteção social.


E os objetivos específicos do Serviço Social estão pautados:


I. Ofertar ações de proteção social que viabilize a promoção do protagonismo, a participação cidadã e veicular o acesso a ações socioeducativa e de mobilização social para a construção de estratégias coletivas;


II. Estimular a difusão do protagonismo e da autonomia dos alunos e suas famílias, estruturado por ações de proteção social, além do acesso a vida escolar;


III. Atuação em grupos com enfoco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção na vida escolar;


V. Visa contemplar o aluno, estabelecido na abrangência territorial da comunidade local, pelo acesso e permanência na escola cuja premissa da instituição de Ensino está pautada em ofertar ensino de qualidade;


A fim de assegurar o acesso e inclusão de crianças e adolescentes no “Programa de Bolsa de Estudos” o Serviço Social no Colégio Olivetano organiza os procedimentos em atendimento às exigências de manutenção de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).


O Serviço Social contribui, sempre que solicitado, com o setor de orientação em atendimentos que envolvam questões disciplinares e de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comunicando ao Conselho Tutelar situações de maus tratos.


Do Atendimento/Encaminhamento Social


Os atendimentos individuais ou em grupo são realizados de acordo a demanda, e conforme necessidades os alunos e famílias são encaminhados aos recursos e serviços da comunidade, colaborando para a efetivação de direitos.


Da Visita Domiciliar


A visita domiciliar permite classificar situações, considerar o caso com particularidade dentro do contexto sociocultural, das relações familiares e sociais bem como complementar dados.


Da Entrevista


Para entrevista pessoal com os pais ou responsáveis são utilizadas e integradas entre si técnicas avaliativas de catarse de apoio, explicativa e reflexiva, bem como de observação sensível.

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